Eu amo Minas Gerais


Conheçam o Parque!!!

Vou mostrar pra vocês a maravilha que meu amor me apresentou e que eu recomendo muitíssimo!!!

PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA

Localização: RJ/MG - Resende/ltamonte, Alagoas e Bocaina de Minas Área: 30.000ha

Perímetro: 90 km

Clima: Quente úmido com l a 2 meses secos - Tropical

Temperatura: média anual 20 a 22ºC

máxima absoluta 36 a 38ºC

mínima absoluta O a 4ºC

Pluviosidade: entre 1250 e l500mm anuais

Relevo: Montanhoso Visitantes/ano: 100.000

 

O Parque Nacional do Itatiaia é a mais antiga Unidade de Conservação federal que tem como objetivo conservar e preservar, para fins científicos, educacionais, paisagísticos e recreativos, os seus patrimônios cultural e natural. Foi fundado em 14 de junho de 1937, sendo o primeiro parque nacional a ser criado no Brasil com urna área de 12.000 ha. Em 1982 sua área foi ampliada para 30.000 ha.

O Parque está localizado no Maciço do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira. O nome Itatiaia significa "Pedra Cheia de Pontas" devido ao aspecto de suas formações rochosas. Fica situado a sudoeste do Estado do Rio de Janeiro em terras dos municípios de Resende e Itatiaia e ao sul de Minas Gerais nos municípios de Bocaina de Minas, Alagoa e Itamonte. Sua área de atuação estende-se por uma faixa de 10 km de largura além de seus limites, totalizando 120.000 ha.

O Parque foi definido por Hubmayer como "sem igual no mundo, estaria às portas da bela capital, oferecendo, portanto, aos cientistas e estudiosos, inesgotável potencial para pesquisas, as mais diversas, além de oferecer um retiro ideal para a reconstituição física e psicológica após o trabalho exaustivo nas cidades. Outrossim, apresentaria fonte de satisfação a excursionistas e visitantes curiosos dos atrativos da natureza local."

Escrito por Carla Lage às 1:23 AM
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




continua

O Parque possui as seguintes atrações:

-        O Mirante do último Adeus é uma formação rochosa de 90 metros de altura de onde você pode observar uma belíssima paisagem panorâmica do Parque, de suas matas e do Rio Campo Belo.

-        O Centro de Visitantes é composto de Museu Regional da Fauna e Flora, biblioteca técnico-científica, auditório com 64 lugares e laboratório científico. O museu contém exemplares da fauna e flora da região, cujo acervo possui grande valor científico. Plantas, mamíferos, répteis, aves e insetos estão em exposição permanente e representam uma amostra da riqueza natural do Parque. A biblioteca possui importantes obras raras e documentos para apoio a pesquisas. O Centro de Visitantes também é responsável pelo Núcleo de Educação Ambiental e pelo Núcleo de Pesquisa.

-        O Lago Azul é um lago natural do Rio Campo Belo sendo o local recomendado para banho de cachoeira. Possui quiosques com churrasqueiras, os quais podem ser usados mediante reserva antecipada na administração ou no portão principal do Parque.

-        Cachoeira Poranga - Cachoeira de grande volume que cai em uma piscina natural. Tanto a trilha de acesso quanto o banho de rio exigem alguma experiência do visitante.

-        Piscina Natural do Maromba - A 1.100 metros de altitude, onde o rio se acalma para formar uma grande piscina natural. De grandes dimensões, a piscina natural é muito utilizada por banhistas experientes.

- Cachoeira ltaporani - No final de uma trilha que penetra pela mata o visitante depara-se com esta bela cachoeira e com o lago que ela forma.



Escrito por Carla Lage às 1:22 AM
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




continua

-        Véu de Noiva - No final de uma rústica picada, com pontes e escadas de madeira ou pedra, chega-se ao Córrego Maromba que cai repentinamente de uma altura de 40 metros formando esta belíssima cachoeira. Na época do verão suas águas se avolumam fazendo jus ao nome.

-        Três Picos - Localizado no final de uma trilha de 6 km por dentro da Mata Atlântica, os Três Picos oferece uma visão do vale do Rio Paraíba, do Parque e dos contrafortes da Serra da Mantiqueira.

-        Abrigo Rebouças - Abrigo para 28 pessoas, localizado à 2540 metros de altitude. É utilizado por grupos de pesquisadores e montanhistas, As forças armadas também utilizam este abrigo para treinamento em montanha. A estrada de acesso ao abrigo é a mais alta do país atingindo a altitude de 2.500 metros. No inverno a temperatura de até 15 graus negativos provoca geadas e, menos freqüentemente, neve. A umidade é extremamente baixa e, devido à vegetação rasteira da região, é grande o risco de incêndios florestais.

-        Prateleiras - É uma interessante formação rochosa muito procurada por alpinistas. De seu topo descortina-se belíssima paisagem do vale do rio Paraíba do Sul. Possui diversas vias de escalada de diversos graus de dificuldade. Próximo às Prateleiras existem diversos lagos e curiosas formações rochosas como a Pedra da Tartaruga, a Pedra da Maçã e a Pedra Assentada.

-        Agulhas Negras - Seu pico culminante, o Itatiaiaçu, é o ponto mais alto do Estado do Rio de Janeiro com 2787 metros de altitude e o sétimo mais alto do país. Possui diversas vias de escalada.

-        Pedra do Altar - Formação rochosa acessível por caminhada através de uma trilha. Possui uma face com diversas vias de escalada de elevado grau de dificuldade.

-        Cachoeira do Aiuruoca - O rio Aiuruoca nasce no Planalto do Itatiaia e vai desaguar no rio Grande, no sul de Minas Gerais. Uma trilha de 6 km acessa esta belíssima cachoeira de águas geladas.

-        Entre as espécies animais ocorrentes na área do Parque, o muriqui maior primata neotropical, o sagüi, a onça, a suçuarana, o lobo-guará, a harpia e a jacutinga encontram-se ameaçados de extinção.

-        A avifauna típica é composta pelo macuco, inhambu-açu, jacu, pomba-amargosa e cuiu-cuiu. Entre os mamíferos merecem destaque a preguiça, a lontra e a anta.

-        Dos répteis, além dos ofídios peçonhentos, o teiú e a tartaruga d'água.



Escrito por Carla Lage às 1:18 AM
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




O Parque é lindo!!!



Escrito por Carla Lage às 1:16 AM
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Pico das Agulhas Negras e Prateleiras

     

Escrito por Carla Lage às 1:14 AM
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Mais uma imagem e Cachoeira Véu de Noiva.

  

Escrito por Carla Lage às 1:12 AM
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Babem!!!

    

Escrito por Carla Lage às 1:08 AM
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, Mulher, de 26 a 35 anos, Portuguese, Arte e cultura, Música, Livros e Cinema
MSN -
Histórico
Outros sites
  UOL
  Memória Viva - Drummond
  Milton Nascimento - Site não oficial
  Flávio Venturine Site Oficial
  Site da Globo Minas
  Site da Prefeitura de Belo Horizonte
  Serra do Cipó - Maravilhoso!
  Site As Minas Gerais - Veja fotos e o VenhameVERDEperto
  CRUZEIRO O MELHOR
  Centro de BH - comércio, dentre outras coisas
  Quase tudo pra se divertir em BH
  Muito bom... Compras!!!
Votação
  Dê uma nota para meu blog